Recentemente publicamos um artigo onde respondemos a questão: Técnico de segurança pode elaborar o PPRA? E daí surgiu uma outra dúvida: será que sou obrigado a emitir ART para elaborar PPRA?

ART quer dizer Anotação de Responsabilidade Técnica.

Este é o instrumento onde o profissional vinculado ao CREA (engenheiro, agrônomo, etc) registra as atividades técnicas para o qual o mesmo foi contratado.

É regulamentada pela Lei 6.496 de 7 de Dezembro de 1977 (vide http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6496.htm) e resoluções 1025/09 e 1033/11 do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Então, é obrigado o TST emitir ART para o PPRA?

Não, pois ela é obrigatória apenas a profissionais que são registrados no CREA.

Se o PPRA foi elaborado por um engenheiro, por exemplo, este é obrigado a emitir ART, pois está vinculado ao CREA e está passível de multa caso o documento não esteja presente no programa, conforme artigo “Art 3º – A falta da ART sujeitará o profissional ou a empresa à multa prevista na alínea ” a ” do art. 73 da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e demais cominações legais.”,

Mas se o PPRA foi elaborado por um técnico de segurança ou outro profissional, não é obrigatório emitir ART. Porque a NR-09 não tem nenhum vínculo com o CREA e não tem em sua redação nenhuma obrigação de emitir a ART, ficando desobrigado a emissão da ART para o programa.

Fonte: NR-09
http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=guia-manuais-formularios-detalhe&id=26

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6496.htm


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.