Esta é uma dúvida recorrente que ocorre tanto em estudantes quanto em profissionais da área, qual elabora primeiro: PPRA ou PCMSO?

Poderíamos responder de imediato que é o PPRA porque ele é a base para o PCMSO. Mas não estamos aqui para simplesmente responder e sim apresentar as informações que comprovam essa afirmação.

Primeiramente vamos entender, de forma resumida o que é cada uma dessas “siglas”.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Regulamentado pela NR-07, que tem como objetivo a promoção e preservação da saúde de seus trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

O PPRA visa a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, considerando a proteção ao meio ambiente e dos recursos naturais, como estabelece a NR-09.

E para isso é preciso estar com o PPRA elaborado, já que nele é previsto antecipadamente os riscos ocupacionais.

O PCMSO é um programa que busca assegurar a saúde dos trabalhadores, e faz isso através de acompanhamento por exames ocupacionais. Estes exames são indicados mediante aos riscos os quais o trabalhador estará exposto.

“O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO”.

É o que estabelece o item 9.1.3 da NR-09.

Portanto, com base no que foi explanado concluímos que o PPRA é base para a elaboração do PCMSO.

E aí, ficou claro Qual elabora primeiro: PPRA ou PCMSO?

Esperamos que sim.

Sugestões de aprendizagem adicional:

Como fazer o documento base do PPRA?

Quem elabora o PPRA?

 


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.