Nesse artigo técnico você aprenderá o que é Prontuário de Instalações Elétricas.

A NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) em seu item 10.2.4, sobre medidas de controle, apresenta o seguinte

“… devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:
a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;
b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;
d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.”

Resumindo, é um sistema que engloba os procedimentos, ações, programas e documentos que o estabelecimento possui com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos elétricos.

Ou seja, é um sistema organizado de informações e documentos, referentes às instalações elétricas e aos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Pergunta bônus 1: O que é Esquema Unifilar?

Ainda estudando a NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade), no item 10.2.3  temos:

“As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção”, somos apresentados ao termo Esquema Unifilar.

O Esquema Unifilar, ou conhecido como diagrama de linhas simples, é a forma simplificada de representar um circuito, através de linhas e símbolos gráficos adequados/específicos.

Os símbolos gráficos são estabelecidos pelas normas, NBRs, da ABNT.

As linhas simples representam dois ou mais condutores que estão ligados entre os componentes no circuito real.

Dica: digite no Google “esquema unifilar” e veja as imagens!

Pergunta bônus 2:  o que é SEC e SEP?

Quando estamos estudando a NR-10 e NR-16 em seu Anexo 4, nos deparamos com esses dois termos: SEC (Sistema Elétrico de Consumo) e SEP (Sistema Elétrico de Potência).

Sistema Elétrico de Potência (SEP) é o conjunto de centrais elétricas, subestações (transformação e de interligação), linhas e receptores, interligados, ou seja, compõe um sistema de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica até a medição ou relógio de medição.

O Sistema Elétrico de Consumo é todo sistema elétrico, de baixa tensão, situada após o relógio medidor, ou seja, a unidade consumidora.

Fontes:

NR-10
NR-16 Anexo 4
NBR- 5460 (1992) Sistemas Elétricos de Potência


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.