O que é EPC ?

Os Equipamentos de Proteção Coletiva, são dispositivos utilizados com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes ao ambiente de trabalho.

O enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros, são alguns dos exemplos de EPC.

O EPC, que é prioritário em relação a utilização do EPI, não depende da vontade do trabalhador para atender a sua finalidade.

Já que ele minimiza os efeitos negativos de um ambiente de trabalho que apresenta diversos riscos ao trabalhador, agindo diretamente na fonte.

Conforme dispõe o item 4.12 da NR-04:

“Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:

b) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteção Individual-EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija;”

Portanto o EPI será obrigatório somente se as medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho (NR 9.3.5.4) e o EPC não atenuar os riscos completamente ou se oferecer proteção parcialmente.

Para entender melhor o que é EPC recomendamos a leitura das seguintes NRs: NR-04, NR-06, NR 09.


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.