O QUE É CIPA?

CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

É uma comissão formada por representantes do empregador e dos empregados, de forma paritária, ou seja, representada em número igual de representantes para cada categoria.

QUAL O OBJETIVO DA CIPA?

A CIPA é regulamentada pelos artigos 163 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e pela norma regulamentadora nº 5 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, onde no item 5.1 estabelece como objetivo a prevenção de doenças, acidentes do trabalho e a promoção da vida.

CONSTITUIÇÃO DA CIPA

O item 5.2 da NR-05 prevê que a CIPA deverá ser constituída por estabelecimento e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

DIMENSIONAMENTO DA CIPA

Deverá ser dimensionada conforme o quadro 1 da NR-05, onde os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos mediante escrutínio secreto e os representantes do empregador serão por ele designados.

MANDATO DA CIPA

O mandato dos membros da CIPA terá duração de um ano, permitida uma reeleição, conforme estabelece o item 5.7 da NR-05.

Links para mais artigos sobre CIPA:

Como fazer as 20 horas de treinamento da CIPA?

CIPA: Processo Eleitoral Passo-a-Passo


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.