Você acha que porque é um pequeno ou médio empreendedor não precisa investir em marketing, certo?

Bem, esse relato não é nada incomum e se você que atua no ramo da segurança do trabalho também pensa assim, recomendamos a leitura desse texto.

Existem diversas facetas que podemos abordar e tentar te convencer de que não há outro caminho além de investir em marketing e visibilidade digital.

Mas não é assim que faremos, vamos tão simplesmente explanar o porquê de investir nessa área é um bom negócio e deixaremos as conclusões para você.

Pronto? Vamos lá!

POR QUE INVESTIR EM MARKETING DIGITAL É PRIMORDIAL?

  • Comportamento do consumidor

Para responder essa pergunta, vamos começar falando sobre o comportamento do consumidor.

Esse pode ser um conceito um pouco genérico para quem não lida diretamente com isso, mas vamos explicar.

Antes de comprar um novo smartphone, você já leu ou assistiu a reviews na internet?

Você já pesquisou “celular X é bom?”?

Já leu matérias a respeito da reputação da fabricante do produto ou mesmo deixou de comprar porque viu um comentário de alguém que disse que a assistência não é boa?

Bem, se respondeu sim para algumas dessas perguntas, você já faz parte nesses novos consumidores.

Os mesmos, mesmo que não comprem online, fazem grande parte da jornada de compras na internet, sempre se informando antes de tomar uma decisão.

Desta forma, não é difícil dizer que estar presente no meio digital, seja por meio de anúncios, páginas nas redes sociais ou site (com blog) é de extrema importância.

Afinal de contas, se você não for encontrado pelo seu público-alvo, como será considerado na hora da compra?

  • Outdoor vs Marketing Digital

Muitas vezes ignora-se o marketing digital porque se tem a crença que as ferramentas de 10 anos atrás ainda são igualmente efetivas. Bem, sendo bem direto nesse quesito: não são.

A internet trouxe consigo a possibilidade de atingir centenas ou mesmo milhares de pessoas com um conteúdo altamente personalizável, ou seja, cada grupo de indivíduos irá receber aquela mensagem que terá mais efetiva.

Em contrapartida, o outdoor é uma ferramenta imutável e irá afetar somente um grupo de pessoas específico, especialmente se levarmos em consideração 2 pontos: limitação geográfica e de conteúdo.

E agora, quem você acha que é mais efetivo: o anúncio ou o outdoor?

  • Aprender mais sobre o seu público

Uma das grandes vantagens de utilizar os recursos online é a possibilidade de gerar métricas muito precisas sobre cada indivíduo que entra em contato seja através do site ou mesmo das redes sociais.

Isso se dá porque é possível saber todos os passos que você deu até entrar em contato, ver quais matérias foram lidas no blog, quais postagens foram curtidas nas redes sociais e outros – isso se chama segmentação.

Com o tempo esse banco de dados revelará mais e mais a respeito do seu público alvo e você poderá resolver os problemas e dores do mesmo, fazendo com que andem mais rápido pelo funil de compras.

  • Construção de credibilidade

Uma empresa e/ou profissional é relevante quando tem uma reputação e hoje, a melhor forma de verificar a reputação de um prestador de serviço é através da internet. Pode ser em plataformas como o Reclame Aqui como também nos reviews das redes sociais.

Outra forma de assegurar relevância e credibilidade é através da criação de conteúdo sobre a temática – segurança do trabalho nesse caso em específico. Dessa forma, o público te verá como um especialista no tema resultando em uma maior autoridade!

  • Fideliza seus clientes

Hoje os clientes procuram muito mais que um produto, eles querem um acréscimo valioso em suas vidas – isso é, eles querem que a empresa agregue valor com informação relevante e personalizada.

Adivinhe qual a melhor forma de fazer isso? Isso mesmo, através da internet. A jornada de compras não acaba quando o cliente leva o produto, muito pelo contrário, agora é hora de colher o seu feedback e estar sempre a postos para qualquer problemática que ele venha a ter.

Como resultado de toda essa assistência, é formado um vínculo e o cliente é fidelizado.

RESUMINDO!

Depois de tudo isso, é até simples argumentar a importância do investimento em Marketing para a sua empresa. Não importa o profissional que você seja, engenheiro ou técnico em segurança do trabalho, você deve estar no ambiente digital!

Isso porque:

  1. É onde o seu público-alvo estará seja procurando informações ou profissionais para sanar os seus problemas;
  2. O marketing digital tem o poder de atingir muito mais pessoas que veículos físicos e anacrônicos;
  3. Você aprenderá mais sobre o seu público e, por conseguinte, saberá vender melhor para o mesmo;
  4. Terá muito mais credibilidade do que uma empresa que não está no ambiente online;
  5. Essas pessoas serão sempre seus clientes!

E aí, está pronto para investir em marketing?


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.