Dentro do ambiente laboral poucos sentirão os impactos da implantação do eSocial.

Para quem não trabalha diretamente com SST, contabilidade, área fiscal e departamento de pessoal, talvez nem vai saber do que se trata.

Mas para nós da área de SST, não é assim que funciona.

E esse é o recado que queremos passar:

O técnico de segurança e os profissionais de SST, precisam estar com os conceitos e rotinas do eSocial bem claras em nossas mentes. Devem procurar estar sempre atualizados.

Isso inclui o técnico de segurança e o engenheiro, e também o pessoal da área médica.

Você deve estar se perguntando:

Como me manter atualizado sobre eSocial?

Antes de responder, precisamos ter em mente que a internet é uma fonte quase que inesgotável de dados, que não necessariamente são informações de qualidade.

É preciso discernimento e cuidado ao selecionar as fontes de conteúdo, sites como o nosso, que possui uma equipe extremamente qualificada, sempre terá informações de qualidade e objetivas.

Outra fonte, no caso do eSocial, é buscar diretamente no portal eSocial (http://portal.esocial.gov.br) que possui os manuais e notícias sobre o assunto.

Fique tranquilo que se houver algum conteúdo mais complexo nossa equipe irá trazê-lo com linguagem mais simples e com conceitos claros e objetivos.

No caso do eSocial, o governo disponibilizou também uma Central de Atendimento através do número 0800 730 0888. Essa central entrou em operação no dia 01 de Agosto de 2018. Esse número aceitará ligações a partir de telefones fixos e esclarecerá dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial, além da utilização dos módulos Web do eSocial.

Seu horário de funcionamento será das 07:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira. E por último, o contato através de email, usando o formulário que pode ser acessado pelo seguinte link:

https://portal.esocial.gov.br/servicos/contato-1

Além disso, o portal do eSocial também disponibiliza um link com perguntas frequentes, já respondidas e que também são excelentes fontes de atualização.

Esse é o link:

http://portal.esocial.gov.br/institucional/perguntas-frequentes

Fonte de informação é o que não falta hoje, com esses canais disponibilizados e nosso site, você, como profissional, tem as ferramentas necessárias para cumprir com suas responsabilidades perante ao governo.

Pois sabemos que com o advento do eSocial, a fiscalização será mais prática e rápida, e o não cumprimento legal das premissas ocasionará em multas que serão também emitidas online.

A Escola da Prevenção e o eSocial

Na Escola da Prevenção temos a Pendrive eSocial na Prática.

Nela você terá todos os eventos de SST explicados passo a passo.

Você pode parcelar em até 12 vezes no cartão, ou pode pagar no boleto se preferir (nesse caso, somente à vista).

Promocionalmente, o frete é grátis para todo o Brasil.

Clique aqui e conheça a Pendrive eSocial na Prática

Caso não tenha visto nossos artigos sobre o eSocial, vamos deixar os links dessa ótima coletânea de informação com a qualidade da Escola da Prevenção!

Até a próxima!

O que é o eSocial?

Como fazer a gestão de SST para o eSocial?


Herbert Bento
Herbert Bento

Gostou do artigo? Então deixe um comentário! Aproveite também e visite nossa seção com Materiais Gratuitos de SST.

Comentários

Use o campo abaixo para deixar sua dúvida, elogio ou sugestão!

Digite seu comentário abaixo. Depois digite seu nome e e-mail (seu e-mail não vai aparecer para outras pessoas).