Dentro do ambiente laboral poucos sentirão os impactos da implantação do eSocial.

Para quem não trabalha diretamente com SST, contabilidade, área fiscal e departamento de pessoal, talvez nem vai saber do que se trata.

Mas para nós da área de SST, não é assim que funciona.

E esse é o recado que queremos passar:

O técnico de segurança e os profissionais de SST, precisam estar com os conceitos e rotinas do eSocial bem claras em nossas mentes. Devem procurar estar sempre atualizados.

Isso inclui o técnico de segurança e o engenheiro, e também o pessoal da área médica.

Você deve estar se perguntando:

Como me manter atualizado sobre eSocial?

Antes de responder, precisamos ter em mente que a internet é uma fonte quase que inesgotável de dados, que não necessariamente são informações de qualidade.

É preciso discernimento e cuidado ao selecionar as fontes de conteúdo, sites como o nosso, que possui uma equipe extremamente qualificada, sempre terá informações de qualidade e objetivas.

Outra fonte, no caso do eSocial, é buscar diretamente no portal eSocial (http://portal.esocial.gov.br) que possui os manuais e notícias sobre o assunto.

Fique tranquilo que se houver algum conteúdo mais complexo nossa equipe irá trazê-lo com linguagem mais simples e com conceitos claros e objetivos.

No caso do eSocial, o governo disponibilizou também uma Central de Atendimento através do número 0800 730 0888. Essa central entrou em operação no dia 01 de Agosto de 2018. Esse número aceitará ligações a partir de telefones fixos e esclarecerá dúvidas operacionais, relacionadas ao envio, consulta e edição de eventos transmitidos para o eSocial, além da utilização dos módulos Web do eSocial.

Seu horário de funcionamento será das 07:00 às 19:00 horas, de segunda a sexta-feira. E por último, o contato através de email, usando o formulário que pode ser acessado pelo seguinte link:

https://portal.esocial.gov.br/servicos/contato-1

Além disso, o portal do eSocial também disponibiliza um link com perguntas frequentes, já respondidas e que também são excelentes fontes de atualização.

Esse é o link:

http://portal.esocial.gov.br/institucional/perguntas-frequentes

Fonte de informação é o que não falta hoje, com esses canais disponibilizados e nosso site, você, como profissional, tem as ferramentas necessárias para cumprir com suas responsabilidades perante ao governo.

Pois sabemos que com o advento do eSocial, a fiscalização será mais prática e rápida, e o não cumprimento legal das premissas ocasionará em multas que serão também emitidas online.

A Escola da Prevenção e o eSocial

Na Escola da Prevenção temos a Pendrive eSocial na Prática.

Nela você terá todos os eventos de SST explicados passo a passo.

Você pode parcelar em até 12 vezes no cartão, ou pode pagar no boleto se preferir (nesse caso, somente à vista).

Promocionalmente, o frete é grátis para todo o Brasil.

Clique aqui e conheça a Pendrive eSocial na Prática

Caso não tenha visto nossos artigos sobre o eSocial, vamos deixar os links dessa ótima coletânea de informação com a qualidade da Escola da Prevenção!

Até a próxima!

O que é o eSocial?

Como fazer a gestão de SST para o eSocial?


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.