Hoje meu amigo De Martini, que é membro ativo lá no GEST, me mandou um documento bem bacana sobre eSocial, incluindo o famoso temas das multas do eSocial.

Nesse artigo aqui no web-site da Escola da Prevenção eu decidi te passar o link para esse material, porque penso que ele é bastante didático e será útil para você.

O documento foi produzido pela Solver RH. O link para o web-site deles estão ao final do artigo.

O eSocial é um sistema do governo que coleta uma série de informações, tanto da empresa, quanto do trabalhador.

Seu objetivo é simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo território brasileiro.

O eSocial substituirá a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP e outras obrigações que dão muito trabalho para as empresas.

Os departamentos de pessoal, RH e Segurança no Trabalho enviam uma série de informações ao governo, de forma descentralizada, gerando muito retrabalho e erros.

É de se esperar, como em toda mudança no jeito de funcionar de qualquer sistema, que tenhamos muitas dificuldades iniciais.

Uma das dúvidas mais comuns que está “rolando na internet” é sobre as

Multas do eSocial

Uma dessas dificuldades será o atraso na entrega de informações, por exemplo: admissões, demissões, férias, atrasos, faltas, justificativas, afastamentos, etc.

O eSocial não muda nenhuma legislação já vigente, nem endurece as regras que já valem na CLT.

O que muda é que, como o eSocial é um sistema,

ele checa se as regras da CLT estão sendo cumpridas.

Admissão retroativas, falta de dados relacionados à Segurança do Trabalho e outros problemas são comuns na maioria das empresas do Brasil. Logo, esperamos muitos problemas nesta área!

Vou te passar o link para baixar o documento. Não se esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo para me dizer o que achou.

Veja abaixo uma imagem do documento. Para baixar o documento em formato PDF, clique na imagem ou clique aqui.

multas do esocial

 

Clique aqui para o web-site da empresa que montou o documento: Solver-RH.


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.