Essa é a terceira parte de uma série de artigos com o tema “Como driblar a crise e obter sucesso na SST”.

Para ler a parte 1, clique aqui.

Para ler a parte 2, clique aqui.

Tenha o seu próprio negócio

Algumas pessoas tendem a fazer uma pequena confusão; entendem aperfeiçoamento profissional com empreendedorismo. 

É claro que o aperfeiçoamento profissional seja em qual profissão for, é de extrema importância para adquirir ainda mais conhecimento e se tornar um profissional completo a cada dia, isso faz parte do crescimento profissional.

No entanto, empreendedorismo é diferente. Muito se tem ouvido sobre essa palavra, nos últimos anos. 

Porém vamos falar um pouco sobre ela, para que possamos entender o que significa essa palavra; qual conceito envolve essa ideia e, a partir disso, discorreremos sobre como aplicar em nossa vida profissional.

Aqui no nosso artigo vamos usar o seguinte conceito sobre empreendedorismo.

Empreendedorismo é o conjunto de esforços para criar algo diferente e com valor, assumindo todos os riscos financeiros, psicológicos e sociais, que envolvem o processo e, tendo como consequência, receber as recompensas econômicas e financeiras em caso de resultado positivo.

Ou seja: é o investimento total em um projeto novo que transforme ideias em oportunidades.

Dando certo, ocorre a criação de um empreendimento de sucesso. A ideia é tirar um projeto do papel!

A ideia é facilmente aplicada, principalmente quando  se deseja montar um negócio. 

Mas como você pode fazer isso? 

Uma das ideias de empreendedorismo mais cotadas na área de SST é a criação de uma empresa de consultoria em segurança do trabalho.

Você pode criar uma empresa de prestação de serviços de consultoria, análise e trâmites de segurança do trabalho. 

No entanto, não é fácil criar uma empresa; não basta ter uma ideia e decidir fazê-la, é preciso planejá-la!

Ou melhor dizendo, criar a empresa é até fácil. A parte mais difícil é conseguir os clientes. Se você não gosta de vendas, é necessário ter um sócio que goste, e muito, porque saber vender é a parte mais importante.

Parte financeira, contabilidade, gestão de equipe, todas essas coisas ligadas a gestão da empresa, nada disso vai existir, se não existir as vendas.

Além disso é necessário o planejamento

O planejamento, quando se fala em empreendedorismo é uma das armas mais fundamentais para que o seu negócio dê certo. 

Mais do que um quantia alta em dinheiro, sem o planejamento, não será possível tirar os planos do papel e transformá-los em realidade.

Sobre a construção de um planejamento para a realização de um negócio, é preciso levar em conta pontos importantes sobre a realização do projeto.

Por exemplo, você poderá dedicar todo o tempo necessário para o seu empreendimento? Você é capaz de trabalhar 12, 14, 16 horas por dia no seu empreendimento se for necessário?

Calcule precisamente todo e qualquer gasto que empreendimento exigirá; incluindo possíveis eventualidades. 

Calcule em quanto tempo terá o retorno financeiro do investimento e como será feito o levantamento da verba necessária para a realização do projeto.

O planejamento é um dos passos fundamentais para  o sucesso de seu empreendimento.

Se necessário for, peça ajuda profissional, evite criar o planejamento do seu empreendimento sozinho. 

O auxílio de outra pessoa com experiência em planejamento de novos negócios pode ser primordial para te ajudar a enxergar detalhes, ou mesmo, um caminho melhor para construir  seu sonho!

Outra forma interessante é oferecer serviços de consultoria e trabalhos na área de segurança do trabalho como autônomo. Além de ser bem rentável, pois serviços de consultoria são bem valorizados, você terá a vantagem de se “livrar” das obrigações burocráticas que são características das empresas.

Para oferecer juntamente com o seu trabalho de consultoria, você pode construir manuais atualizados para empresas, sobre as regras e normas em segurança do trabalho que cada empresa deve seguir, para garantir uma condição de trabalho segura aos seus funcionários.

Outra vantagem sobre trabalhar como consultor na área é o bom retorno financeiro que o profissional receberá pelos serviços, pois, como já dissemos, o serviço de consultoria é bastante valorizado, em qualquer área.

Além disso, por não precisar arcar com burocracias entre outras despesas obrigatórias para manter uma empresa funcionando, você poderá cobrar um valor mais em conta para prestar os seus serviços às empresas, melhorando o seu posicionamento diante da concorrência na área de prestação de serviços em segurança do trabalho.

Crie cartões de visita personalizados e distribua-os de maneira inteligente. Se possível, tenha números de telefone específicos somente para as demandas profissionais e esteja sempre atendo aos seus contatos para que, se porventura, alguma empresa entrar em contato, não fique esperando muito tempo por uma resposta.

Tenha orçamentos prontos referentes ao trabalho de consultoria, porém, esteja pronto para criar orçamentos personalizados para cada cliente, se preciso for.

Pois as empresas possuem necessidades variadas e buscam solução para os seus problemas de maneira imediata e definitiva.

A atenção aos cliente é fundamental. Quem deseja contratar uma prestação de serviço, em qualquer setor, não gosta de ficar esperando, quer ser atendido e ter o seu problema solucionado o mais breve possível, por isso, esteja atento aos contatos de trabalho.

Desenvolva um trabalho claro e objetivo, O seu cliente, na maioria das vezes, sabe o que precisa, então, cobre um preço justo pelo que o serviço vale, sem desvalorizar o seu trabalho, mas também sem tentar supervalorizar, levando o cliente a gastar mais do que precisa. 

Lembre-se que você tem a uma vantagem como consultor; os preços mais baixos podem ser uma arma na hora de disputar o trabalho com grandes prestadoras.

Bem, com isso, terminei minhas dicas sobre empreendedorismo.

Na próxima aula vamos falar um pouco sobre como as redes sociais estão reinventando a maneira como captamos clientes.


Herbert Bento
Herbert Bento

Gostou do artigo? Então deixe um comentário! Aproveite também e visite nossa seção com Materiais Gratuitos de SST.

Comentários

Use o campo abaixo para deixar sua dúvida, elogio ou sugestão!

Digite seu comentário abaixo. Depois digite seu nome e e-mail (seu e-mail não vai aparecer para outras pessoas).