Essa é a segunda parte de uma série de artigos com o tema “Como driblar a crise e obter sucesso na SST”.

Para ler a parte 1, clique aqui.

Trabalhe em casa como freelancer!

A internet é o que se faz dela! 

O que essa frase quer dizer?

Que a internet não é boa , nem ruim, é só a internet.

Você é quem deve aprender a tirar bons frutos da internet.

Porque ela trouxe uma série de possibilidades que antes pareciam impossíveis de alcançar. 

Com o advento da internet muitas barreiras foram derrubadas.

Com a internet, é possível falar com qualquer pessoa, em tempo real, em qualquer parte do mundo, tendo somente a diferença de fuso horário como dificuldade de encontro. 

Nenhuma empresa, não importa o setor, não se enxerga realizando todos os seus processos produtivos sem a utilização da internet para atualização de relatórios de produção, comunicação interna ou externa, realização de novos negócios.

A internet é a grande mediadora na comunicação. 

Por isso a internet pode ser a sua arma mais vital para conseguir trabalhos, ou talvez seja melhor dizer, projetos,  mesmo sem experiência. 

Para isso, você pode explorar todas as oportunidades que existem, através das plataformas de trabalho como freelancer.

Não estamos falando sobre páginas de emprego, mas sim, sobre plataformas de mediação entre pessoas que precisam de mão de obra para realizar projetos … tarefas e as pessoas que querem trabalhar nesses projetos. 

Várias plataformas de trabalho como serviços de freelancer estão disponíveis, gratuitamente, para o contratante e o freelancer. 

Essa é uma forma imediata de resolução de problemas referentes à experiência.

Em plataformas de trabalho freelancer, existem todos os tipos de solicitação de serviços a serem realizados; de qualquer ramo. 

Todos os dias, solicitações de projetos dos mais variados, são adicionados  e ficam a espera de candidatos que ofereçam suas propostas.

Um exemplo de plataforma assim é a 99freelas. 

Nela é possível se candidatar aos mais variados tipos de projetos.

Basta que o profissional se candidate aos projetos aos quais tenha condições profissionais de atender aos requisitos exigidos.

Mas, além da plataforma 99Freelas, existem outras plataformas de trabalho freelancer que estão disponíveis para cadastramento, como Workana, freelancer.com, vinteconto.com.br; entre outras.

Eu mesmo já contratei freelancers pelo 99freelas. Por exemplo, eu usei um profissional desse site para editar esse vídeo, que você está assistindo exatamente agora.

Mas, qual é a grande vantagem oculta desse tipo de plataformas?

Não é exigida nenhuma experiência do candidato para se inscrever na plataforma e se candidatar a participar dos projetos. 

Somente as suas qualificações são solicitadas: idiomas, cursos, formação, todos os tipos de especificações que você, como profissional, possa oferecer. 

Na maioria delas, você pode ofertar a sua candidatura gratuitamente, além de a plataforma oferecer uma série de medidas protetivas para garantir a segurança nas contratações de serviço; tanto de empregadores, quanto de candidatos.

Você só vai pagar a plataforma depois que concluir o projeto, ou seja, não existe pagamento prévio.

A plataforma retém um percentual do valor do projeto, e vai te repassar o líquido, ou seja, o valor acordado pelo projeto menos a parte, a comissão digamos assim, da plataforma.

Para encontrar as plataformas de freelancers basta realizar uma busca simples no Google com os termos: “serviço de freelancer” ou “plataforma de serviços freelancer”.

Lembrando que eu não estou recomendando nenhuma delas especificamente. Apenas uso a 99freelas porque trabalho com ela a mais tempo e sei como funciona a interface. Eu recomendo até que você experimente essa e outras, para encontrar aquela que melhor se adequa a você. 

As plataformas freelancers são uma ótima forma de adquirir experiência, não somente nesse setor, mas em qualquer outra área. 

Em plataformas freelancers, o que conta como relevante são os conhecimentos e especializações que você adquiriu profissionalmente, essa é uma das formas de conquistar projetos.

Nessas plataformas, todos os tipos de serviços podem ser solicitados, incluindo serviços presenciais. 

Serviços de consultoria em todas as áreas são pedidos recorrentes aos profissionais; incluindo nas áreas de segurança do trabalho. 

Algumas vezes, muitos solicitam a escrita de artigos para sites, sobre os mais variados temas.

Outros pedem apoio para a construção de materiais completos para cursos profissionalizantes, construção de materiais de consultoria para empresas, em todos os ramos. 

Os serviços são variados e podem ajudar muitos candidatos a adquirir experiência em qualquer ramos de trabalho.

E, quando aparecer uma entrevista, com certeza os projetos que você realizou irão contar pontos para você. Quem sabe algum desses projetos não vai ser o trampolim para uma vaga no mercado de trabalho, se essa for sua vontade?

Não fique parado esperando a oportunidade cair do céu. 

Arregasse as mangas da camisa e mãos a obra.

Agora vamos antecipar o próximo tema do nosso curso.

Nem todo mundo quer um emprego.

Alguns sonham em alçar voos muito mais altos. 

Desejam um reconhecimento profissional mais elevado, com oportunidades diferentes do que a maioria das pessoas busca. 

Para essas pessoas, existe um caminho árduo, porém profícuo. 

Se esse caminho for trabalhado de forma inteligente e dinâmica, é possível alcançar resultados incríveis e construir uma bela carreira  profissional. 

O nome de caminho é Empreendedorismo! E vamos falar dele na próxima aula.

Até lá.


Herbert Bento
Herbert Bento

Gostou do artigo? Então deixe um comentário! Aproveite também e visite nossa seção com Materiais Gratuitos de SST.

Comentários

    2 comentários sobre "Como driblar a “crise” e obter sucesso na SST? (parte 2)"

    • Marcio Martins dos Santos

      Herbert, bom dia!
      Mais uma vez parabéns, excelente matéria. Atualmente estou trabalhando, mas procuro algo como uma fonte de renda alternativa para ajudar no orçamento, e esta matéria ascendeu uma luz no fim do túnel, pois pretendo continuar com o meu trabalho, obtendo uma renda extra. Parabéns, pois com esta matéria, até quem esta iniciando na brilhante área de SST, passa a enxergar um novo horizonte.
      Abraço.

      • Herbert Bento

        Marcio, esse foi exatamente o intuito quando escrevemos essa matéria. Obrigado por seu comentário!

Use o campo abaixo para deixar sua dúvida, elogio ou sugestão!

Digite seu comentário abaixo. Depois digite seu nome e e-mail (seu e-mail não vai aparecer para outras pessoas).