Tenho certeza que quando você estava estudando para dar uma palestra ou mesmo para se aperfeiçoar chegou a pensar:

“esse vídeo seria ideal para apresentar em um treinamento de saúde e segurança no trabalho”

Isso é muito comum entre os colegas da área de SST. Se você já pensou isso, tenho certeza de que o aprenderá nesse artigo valerá muito a pena.

Sejam vídeos ensinando como se portar em situações periclitantes tais como em casos de incêndio ou mesmo em situações menos sérias, mas não menos importantes, como ginásticas laborais para pessoas que passam o dia trabalhando no computadores.

Bem, caso você quisesse utilizar esses vídeos e no local da sua apresentação não tem acesso a internet seria um grande problema, certo?

Por isso nós separamos alguns métodos amplamente utilizadas para fazer o download desses textos diretamente do Youtube e do Facebook.

BAIXANDO VÍDEOS DO YOUTUBE

  • VDownloader

Existem diversos programas especializados em baixar vídeos do Youtube, um dos mais populares é o VDownloader, nele você é possível baixar o arquivo de vídeo ou mesmo baixar em áudio, mostrando o quão versátil é essa ferramenta.

E mais, hoje essa ferramenta está tão completa que baixa também vídeos de outra plataforma em até 8k de qualidade.

Você pode pesquisar o vídeo de sua preferência diretamente no programa como exemplificado na imagem abaixo

Ele ainda apresenta diversas funcionalidades interessantes. É possível seguir todos os seus canais de segurança do trabalho favoritos e ter sempre a mão todas as novidades para download. É também possível converter os vídeos antes de baixar para evitar incompatibilidades com a máquina que você usará para reprodução desses.

  • KeepVid

Existem opções que nem precisam de programas e o KeepVid é uma dessas nele você consegue baixar vídeos do Youtube ou da plataforma Vimeo. Basta seguir alguns passos simples para conseguir baixar qualquer vídeo que você queira.

Mas, nesse caso em específico, você deve ter uma aplicação Java instalada e atualizada para conseguir baixar os vídeos direto do seu navegador.

Agora vamos ao passo a passo para baixar usando a ferramenta KeepVid:

  1. Vá ao Youtube ou outra plataforma e copie da caixa de URL o link do vídeo que você deseja baixar.
  2. Vá até o link da plataforma KeepVid disponibilizado nesse texto e cole na parte de pesquisa e clique em download.

  1. Após isso você será redirecionado para uma página na qual será escolhida a qualidade e o formato do vídeo que você deseja. De modo geral, sempre indicamos baixar a melhor qualidade possível, pois quando reproduzidos em grandes telas como no caso de projetores e televisões a imagem não ficará granulada.

  • ClipConverter

O ClipConverter não é muito diferente do KeepVid, seria mais uma questão de design e/ou adaptação que de realmente funcionalidades.

Ambos começam com a mesma etapa, primeiro você deve conseguir o link do vídeo que você quer baixar, logo após você cola o link na plataforma:

Você pode clicar em continue ou ainda selecionar um formato alternativo e logo após clique em download.

BAIXANDO VÍDEOS DO FACEBOOK

Com a massificação do Facebook, temos uma grande quantidade de informações também veiculadas nessa plataforma, inclusive informações relacionadas a segurança no trabalho que certamente podem ser utilizadas em nas apresentações de SST.

  • FB Down

O FB Down é uma das plataformas mais utilizadas para baixar vídeos direto do Facebook.

Para isso, após entrar na plataforma, basta copiar o link do vídeo do facebook como mostra a imagem abaixo e colar na plataforma.

Após isso basta clicar no botão Download e você será redirecionado a uma em que você pode escolherá a qualidade de vídeo e, em seguida, redirecionado para uma página onde você poderá assisti-lo e baixá-lo no botão destacado na imagem abaixo.

 

Ok, mas onde conseguir bons vídeos no Facebook?

Veja o canal de vídeos da Escola da Prevenção, clicando aqui.

Após terminar todas as etapas, em qualquer uma das 4 opções que te demos, basta esperar o vídeo baixar e levar para apresentação seja em um pen drive ou no seu notebook.

Também indicamos que sempre utilize materiais didáticos como vídeos e afins para deixar a sua apresentação de SST sempre muito mais interessante e cativar os seus ouvintes.

Por hoje foi isso, até nossa próxima dica para tornar o seu ambiente de trabalho um lugar cada vez mais seguro.


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.