Em artigos anteriores, apresentamos o significado de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho, como efetuar sua abertura e como emitir a CAT online ou presencial .

Este artigo tem como objetivo apresentar o aplicativo da CAT e onde efetuar o seu download.

O site do INSS fornece, além do aplicativo, informações importantes referente ao registro da CAT (veja nesse link).

Mas nosso objetivo é simplificar esse procedimento.

O aplicativo disponibilizado permite o registro da comunicação do acidente de forma online, desde que preenchidos todos os campos obrigatórios.

Também é possível gerar formulário em branco para, em último caso, ser preenchido de forma manual (veja nesse link).

IMPORTANTE:

Nos casos que não for possível o registro de forma online e para que a empresa não seja multada por descumprimento do prazo, o registro deverá ser feito em uma das agências do INSS.

O aplicativo (ou software) disponibilizado no site (http://cat.inss.gov.br/servicos/cat/cat.shtm) requer que seja executado em computador com o Windows instalado e até a presente data não é compatível com os sistemas móveis (Android, iOS e etc).

DICA DE OURO:

Antes de preencher a CAT no aplicativo, recomendamos a impressão do formulário em branco, e o levantamento de todas as informações referente ao formulário, antes de o fazer no aplicativo.

Pois o programa da comunicação do acidente possui tempo de preenchimento LIMITADO (30 minutos), que ao ultrapassar você perde todo seu preenchimento, e terá de começar do zero.


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.