Sabe quais são as perguntas mais recorrentes que eu recebo sobre EMPREGO ?

Veja na lista abaixo:

  1. como conseguir o primeiro emprego
  2. como ser mais reconhecido no emprego atual
  3. como mudar de emprego para ganhar mais

São perguntas bastante boas!

Vou dar então minha modesta porém opinião sobre o assunto.

Entenda as dicas abaixo como linhas gerais.

Você pode aplicar o que achar mais útil para o seu caso particular.

Dica 1:

Estudar sempre. Não parar de aprender nunca. SST é uma área onde há muita legislação e tudo muda muito rápido o tempo todo. Agora presta atenção. Estudar não significa somente ler de forma passiva. A leitura deve sempre ser crítica e seguida de reflexões e anotações.

Dica 2:

Escolha uma área para se especializar. Por mais que você deva conhecer um pouco de tudo, escolha algum tópico para se especializar. No mínimo 1 e no máximo 3 tópicos para se especializar. Exemplo de tópicos: espaço confinado, máquinas, construção civil, etc…

Dica 3:

Contatos!

As dicas 1 e 2 são a base, mas as vagas são divulgadas mesmo é através de contatos. Hoje em dia, saber lidar com pessoas é fundamental. Converse com as pessoas no seu trabalho. Saiba OUVIR, mostre interesse pelas pessoas. Pergunte com interesse real nelas e em suas necessidades. Isso pode fazer uma diferença enorme em sua vida como profissional de SST.
São as pessoas que irão te passar o que está acontecendo de fato na empresa. Os riscos que existem, as melhorias, as dificuldades delas em fazer segurança do trabalho. Entenda de pessoas e você sairá muito bem.

Essa é a maior dica de todas.

Dica 4:

Desenvolva habilidades “não técnicas”, por exemplo : falar em público, pacote office da Microsoft (Excel, Word e Power Point), saber lidar com pessoas , etc

Essas são as dicas que eu daria para quem me faz esse tipo de pergunta.

Minha missão na Escola da Prevenção é ajudar você a avançar na carreira na área de SST.

Por isso estou sempre te mandando conteúdo que espero ser útil.

E também estou sempre criando produtos aqui na Escola da Prevenção para que você INVISTA MAIS EM VOCÊ.

Um exemplo é a Pendrive Segurança do Trabalho 2018, que contém 1974 documentos prontos para você ganhar muito tempo na hora de fazer as tarefas do dia-a-dia da empresa.

Clique aqui para conhecer a pendrive !

 


Herbert Bento
Herbert Bento

Esse artigo foi publicado pela Equipe da Escola da Prevenção. Gostaria de debater conosco sobre esse assunto? Então venha conversar conosco no Grupo Elite da SST no WhatsApp.